sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cuidado com a língua!


Não é preciso ser careta ou formal para tratar bem os outros. Basta ficar ligado para não deixar escapar nada que chateie alguém. Fazer fofoca, humilhar ou xingar algum amigo na rede social, por exemplo, não é legal.  
Confira 3 dicas da consultora de etiqueta Célia Leão para evitar armadilhas.  

1 – Pense como se você fosse o outro 
“Antes de falar qualquer coisa de alguém, pense se você gostaria que falassem isso de você”, sugere Célia. “Coloque-se no lugar do outro.” 

2 – Escolha as palavras  
Tome cuidado com as palavras e os apelidos que usa. “Por mais que você queira brincar, não faça. Alguém pode se ofender e pode ser considerado até bullying”, diz Célia. 
Bullying é toda agressão que acontece de forma intencional e repetitiva. Pode ser por meio de palavras ou de ameaças físicas.

3 - Fuja de expressões pejorativas 
Algumas expressões podem passar uma impressão de desprezo ou de desrespeito, mesmo sem intenção. “Vi no Facebook alguém usando a palavra ‘baianada’ e uma pessoa ficou muito brava. Por isso, evite ao máximo essas expressões”, conta Célia.  
“Brincadeirinhas” sobre origem racial, características físicas ou religião também não são legais.  
E lembre que, uma vez publicado na rede, você não tem mais como voltar atrás. Outros podem compartilhar o texto e a coisa foge do controle. Por isso, pense bem antes de fazer qualquer comentário na sua timeline.
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário